O imediatismo é definido no dicionário como:
"tendência para a simplificação na maneira de proceder, dispensando mediações, rodeios.
tendência a agir em função do que oferece vantagem imediata, sem considerar as consequências futuras."
É uma doença que tem se apoderado não só da minha geração, mas de crianças, jovens, adultos e idosos. Esse desejo em "querer tudo para agora" é alimentado pela cultura fast food, pela dopamina rápida gerada ao assistirmos vídeos curtos e termos tudo na nossa mão. Estudos mostram que nossa capacidade de focar e prestar atenção tem diminuído ao longo dos anos:
Com isso, é aumentada a nossa tendência humana de ter uma mente acelerada (overthinking), incapaz de pararmos um segundo para simplesmente contemplarmos a Deus; nossa ansiedade; nosso estresse; nossa idolatria. Uma vez que o imediatismo é você valorizar o seu tempo, o que você acha que são suas necessidades, desejos e a sua vontade mais do que o coração do próprio Deus. Perdemos cada vez mais a sensibilidade de ouvirmos a voz de Deus, nos afastando. Então, buscamos atalhos e zonas de conforto para termos nossos anseios atendidos o mais rápido possível, esquecendo-nos de que uma pedra preciosa que fica enterrada e não passa pela pressão do processo jamais pode ser útil.
Tornamo-nos seres humanos mimados que não sabem lidar com a frustração da espera, muito menos com a correção de Deus, nos rendendo à dureza do nosso próprio coração. Você acha que Deus merece filhos mimados assim? Podemos fazer melhor por aquEle que deixou Sua glória nos céus, viveu 33 anos em corpo humano, passando por todo tipo de provação e desafio, para passar horas pendurado, sangrando, em uma cruz, para que eu e você não precisássemos enfrentar a morte eterna.
Veja, não estou acusando você, querido(a) leitor(a), estou lhe avisando. Não acredite que Deus só te ama por "algo que você faz", Ele te ama primeiro por quem você é. Desse modo, minha intenção não é gerar tensão e culpa se você se encontrar em um estilo de vida imediatista, deixando que isso penetre e contamine sua identidade, mas gerar temor. Oro para que o Espírito Santo gere convicção, contrição e arrependimento na sua vida como Ele tem gerado na minha, em nome de Jesus.
O que a Bíblia diz?
Na Bíblia, vemos que a paciência e a perseverança são virtudes importantíssimas para uma vida que glorifica a Deus e leva à salvação. Veja alguns versículos
“Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal.” Salmos 37:7
"Sede pacientes, portanto, até a vinda do Senhor. Observem como o lavrador aguarda que a terra produza precioso fruto, esperando pacientemente até que venham as primeiras e as últimas chuvas.” Tiago 5:7
“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” Gálatas 5:22-23
Poderíamos passar horas lendo versículos sobre paciência. Entretanto, foque nesses dois:
“Aquele que crê não se apressa.” Isaías 28:16
“Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria.” Provérbios 21:5
É muito sério o momento em que estamos vivendo! Devemos entregar nossa percepção de tempo e nosso imediatismo ao Senhor, pedindo perdão por isso. Podemos estar sendo momentaneamente preenchidos pelos prazeres das soluções rápidas, mas o que colheremos no futuro certamente não será prazeroso.
Antes de seguir, gostaria de fazer uma observação, não estou, de forma alguma, falando sobre "devemos ficar sentados no sofá, sem pressa de nada", muito menos sobre uma martirização de "devemos sempre sofrer para resolver nossos problemas". O Senhor nos auxilia em tudo, a tecnologia é uma grande otimizadora. Há uma linha entre usufruir das praticidades que o Senhor nos concedeu e enchermos nosso coração delas, nos deixando levar.
O que isso tem a ver com propósito?
O Senhor nos designou com muito amor um propósito. Se você ainda não sabe o seu, comece a ler a Bíblia e a orar por isso, no tempo certo lhe será revelado. Não pense, por um segundo, que você é um erro ou não tem propósito. Se você está lendo esse texto, se acordou respirando hoje, Deus tem um propósito para você.
Vejamos alguns versículos para nos encaminharmos para a finalização:
“Quando Israel saiu do Egito, e o povo de Jacó, do meio de um povo de língua estrangeira, Judá tornou‑se o santuário de Deus; Israel, o seu domínio.”
Salmos 114:1-2
Quando aceitamos Jesus como nosso Único e Suficiente Salvador (Romanos 10:9, Mateus 10:33,34 e João 1:12), um processo de libertação começa. Começamos a ser libertos do Egito. Porém, não entramos imediatamente na Terra Prometida (entenda terra prometida como planos e propósitos do Senhor para nós). Passamos pelo deserto para que o Senhor tire o Egito de nós. A mentalidade de cativeiro está incluída na lista de coisas que devemos abrir mão e das quais devemos ser libertos.
Passar pelo deserto requer tempo. Por conseguinte, tempo requer espera e paciência. O imediatismo nos diz que já devemos correr para os prazeres da promessa quando nem fomos capacitados para administrá-la. Os hebreus do deserto, em Êxodo, pela sua falta de sabedoria em lidar com a frustração, ao invés de demorarem dias para chegar à Terra, demoraram 40 anos e nunca acessaram a promessa, morreram no deserto.
Deus precisa trabalhar em nós antes de cumprir Suas promessas, pois, se resistirmos a esse processo, acabamos por idolatrá-las, tirando o Deus que as prometeu do Seu lugar de honra e soberania em nossos corações. Dessa forma, reclamamos que Ele não cumpre suas promessas, quando somos nós quem não nos despimos do imediatismo.
Muitos de nós ficam presos em desertos, jamais cumprindo os propósitos do Senhor, jamais sendo servos bons e fiéis (Mateus 25:15-46), jamais agradando ao Pai. A Bíblia diz que sem fé não podemos agradar a Deus e lemos em Isaías que aquele que crê, espera. A espera é consequência da sua fé. Por que queremos pulá-la?
Aguarde no Senhor, continue buscando-O, submeta-se aos processos dEle. Deus é um Pai de amor e cuidado, Ele com toda certeza vai lhe ajudar a passar pelos desafios e pelas esperar, desde que você entregue o controle a Ele. Ore dessa forma hoje:
"Senhor, em nome do Teu Filho Jesus, meu Único Senhor e Salvador, me arrependo do meu imediatismo, da minha impaciência, murmuração, falta de fé, incredulidade, idolatria, busca por atalhos, passividade e orgulho. Peço o seu perdão, meu Pai, por isso e por todas as vezes que agi como uma pessoa mimada, não sabendo lidar com a frustração e ferindo o Seu coração. Eu renuncio tudo isso. E se algo ruim entrou por essas portas de pecado, eu expulso da minha vida agora, em nome de Jesus.
Ensina-me a esperar, a crer de forma inabalável. Ensina-me a viver de acordo com a Sua percepção de tempo, a cumprir os Seus propósitos e trazer alegria ao Seu coração. Espírito Santo, vem, por favor, e me aconselhe, me cure, me liberte, me corrija e me ensine. Eu entrego a amargura do meu coração a Ti. O trono da minha vida só pertence a um Deus, que é você, Yahweh. Eu renuncio a qualquer outro senhorio e idolatria. Sei que me amas eternamente, que eu conheça cada dia mais da Sua paternidade e amor, em nome de Jesus, amém!"
Todos temos defeitos, a boa notícia é que um Deus sem defeitos nos presenteou com Seu Espírito para vencermos esse mundo. Não desanime, Ele já sabia de todos os seus erros e ainda escolheu morrer por você.
Reflita hoje: em que áreas está sendo imediatista? Ore para que o Senhor lhe dê estratégias para vencer esse hábito e decida com seu livre arbítrio ir contra sua carne. Amém?
Indicação de pregação:
Comments